Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PARA MELHOR "VIVER" A MORTE DE UM FILHO:



Para melhor viver a morte de um filho:

Entre todos os lutos, o mais difícil é sem dúvida aqueles dos pais que perdem um filho quer seja por acidente. doença, aborto ou durante a gravidez. Deve-se considerar alguns pontos muito importantes:

1 -A morte de um filho provoca um luto profundo porque os pais se identificam muito com os filhos e vêem-nos como a sua continuação e o seu futuro. Além disso, como os pais são os primeiros e principais responsáveis pelo crescimento e proteção do seu filho, quando ele morre, sentem que falharam na sua tarefa e obrigação e isto fá-los experimentar uma grande culpa.

2 -Acontece muitas vezes que, derrotados por este sentimento de culpa, um dos cônjujes tem tendência a acusar o outro da morte do filho(a). Mesmo que essa acusação nem sempre seja claramente expressa. ela faz-se sentir por uma falta de paciência e irritabilidade para com o culpado".

3 -É frequente verificar-se, após à morte de um filho, uma quebra de comunicação entre os pais. Um deles, em vez de conseguir escutar o outro, exige que este reprima os seus sentimentos: "Para de chorar... deixa de falar nele(a), isso não o(a) fará voltar..." Este, não se sentindo compreendido naquilo que está sentindo, tem tendência a deixar de comunicar

4 -Muitas vezes o luto dos pais é feito de forma completamente diferente e até oposta. Cada um, por sua vez, vive períodos de dor aguda seguidos de uma certa melhoria. Mas quando um consegue atingir esta fase, sente-se arrastado pelo outro que entra numa nova fase de "depressão".É assim que, para evitar esta dolorosa situação, os cônjuges chegam a evitar-se um ao outro

5 -Os pais têm que perceber que são pessoas únicas e que vão viver o luto de forma diferente. Um poderá exprimir abertamente as suas emoções enquanto que o outro as recalcará. Um começará a trabalhar sem parar enquanto que o outro se sentirá sempre cansado. Um gostará de lembrar recordaçôes e o outro há de querer esquecê-las. É preciso muita compreensão e tolerância para deixar que cada um faça o seu luto à sua maneira, sem se sentir ameaçado.

6 -A intensidade do luto varia de acordo com a reIação que cada um mantinha com o seu filho, as aspirações e expectativas sonhadas para ele(a). A intensidade emotiva do luto de um dos pais poderá parecer desproporcionada em relação à do outro.

7 -A morte de um filho pode perturbar a vida sexual do casal. Num pode verificar-se um aumento de apetite sexual enquanto que no outro acontecerá o contrário. E esta perturbação pode durar até dois anos após a morte do filho. É muito importante que, desde logo, haja um diálogo franco entre os cônjuges a respeito da sua vida sexual. Por vezes, é necessário recorrer à ajuda de um profissional.

6 -As mudanças súbitas provocodas pelo luto de um filho podem ser fonte de mal entendidos e conflitos entre os cônjuges. Um deles poderá entrar num estado de confusão não sabendo como adaptar-se à evolução rápida do outro.

9 -Para atravessar a dor da morte de um filho, o casal terá por vezes que procurar o ajuda de um profissional.

10-Fala-se muitas vezes de uma gravidez que não chegou ao fim como de "um Deus silencioso" porque esta perda passa despercebida. É um luto que, embora seja vivido de forma dolorosa principaJmente pela mulher. não é conhecido ou reconhecido pelas pessoas com quem ela convive. Acontece que a mãe em luto evita falar no assunto e guarda com ela a sua tristeza, Isto pode dar origem ao desenvolvimento de perturbações somáticas ou psicossomáticas.

11-Acontece algo muito parecido com o aborto. A maior parte das vezes é tudo feito secretamente de forma a que a perda da criança não é sequer conhecida. A mulher, confrontada com a decisão de fazer o aborto sente-se dividida: uma parte dela quer ficar com a criança. A outra parte sente-se incapaz de assumir tal responsabilidade. Acontece que, depois de um aborto, um dos cônjuges desenvolve algum ressentimento para com o outro que pode muitas vezes degenerar em divórcio porque a mulher sente que o marido não a acompanhou nem a encorajou a ficar como seu filho.

Jean Manbourquette

TRISTEZA OU DEPRESSÃO NO LUTO:


13



Tristeza ou Depressão

Este estado de agitação é mais forte cerca de duas semanas após a morte, e é geralmente seguida por tristeza ou depressão, reclusão e silêncio. Estas mudanças súbitas de emoção podem parecer confusas para amigos ou parentes, mas são partes da trajetória normal do luto.

Na medida em que a inquietação ansiosa diminui, os períodos de depressão tornam-se mais freqüentes e atingem o seu auge entre quatro e seis semanas mais tarde. Crises de aflição podem ocorrer a qualquer momento, comumente desencadeadas por pessoas, lugares ou alguma coisa capaz de mobilizar lembranças da pessoa morta.

Normalmente as pessoas enlutadas podem surpreender as outras quando, de repente, explodem em lágrimas sem uma razão imediata aparente. Nesta fase, pode ser indicado manter a pessoa em luto afastada de outras que não a compreendem ou compartilham do sofrimento.

Tem sido considerado benéfico tentar voltar às atividades normais após duas semanas. Quando isso não acontece pode aparecer aos outros que a pessoa enlutada passa muito tempo sentada, quieta e sem fazer nada. Essa apatia e desinteresse refletem, na verdade, pensamentos recorrentes sobre a pessoa perdida.

Com o passar do tempo, o sofrimento do luto feroz cede e começa a dissipar-se. Diminuem os sintomas depressivos e a pessoa sente ser possível começar a pensar em outras coisas, a olhar novamente para o futuro. No entanto, a sensação de ter perdido uma parte de si mesmo costuma demorar muito tempo ainda ou nunca desaparecer totalmente.

Estas diferentes fases do luto, muitas vezes se sobrepõem e se mostram de maneiras diferentes em pessoas diferentes. A maioria se recupera de um grande luto dentro de um ou dois anos. A fase final do luto é um "abrir mão" da pessoa que morreu e início de um novo tempo de vida. A depressão pode desaparecer completamente, o sono e a energia voltam ao normal. Sentimentos e funções sexuais podem ter desaparecido por algum tempo, mas voltam nesta fase final.

Mesmo considerando a fisiologia dessas fases do luto, isso não quer dizer que haja um modelo “standard” de luto. As pessoas são diferentes e diferentemente reagem à vida, tanto nos momentos bons como nos sofrimentos.
Também as pessoas de variadas culturas lidam com a morte de maneiras distintas. Desde a pré-história nossos ancestrais vêem lidando de maneiras diferentes com a morte nas mais diferentes épocas e culturas. Ao longo dos séculos as pessoas em diferentes partes do mundo elaboram suas próprias cerimônias para lidar com a morte.

Em algumas comunidades a morte é vista apenas como uma etapa de um ciclo contínuo e não como um 'ponto final' da existência. Os rituais e cerimônias de luto tanto podem ser de natureza pública e demonstrativa, como privados e íntimos. Em algumas culturas o período de luto é fixo, em outras não se reconhece um tempo determinado, mas de qualquer forma os sentimentos vivenciados pelas pessoas enlutadas podem ser semelhantes nas mais diferentes culturas. Não se deve confundir a qualidade desses sentimentos relativos às perdas, muito semelhantes entre os seres humanos, com suas mais diversas formas de expressão.

Ballone GJ - Lidando com o Luto - in. PsiqWeb, Internet - disponível em http://www.psiqweb.med.br/, 2010.

BOM DIA COM CARINHO Á TODOS OS AMIGOS!!!




Mais mensagens? http://www.aguiaemvoo.amorkut.com

QUE SAUDADES DE VOCÊ!!!




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

SALMO 23, ALINE BARROS, MENSAGEM E VÍDEO:




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

PENSAMENTO DE SAUDADE....




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

POEMA DE SAUDADES, MACHADO DE ASSIS:




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

SAUDADES....




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

PROMETI ESPERAR VOCÊ VOLTAR....




Mais mensagens? http://www.cantinhodarosy.com

O PASSADO SEMPRE NOS DEIXA MARCAS...


APESAR DE TUDO, SEJA FELIZ!!!

">

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ACORDEMOS!!!! LINDA MENSAGEM DE CHICO XAVIER:


QUANDO VOCÊ SE SENTIR TRISTE....



SAUDADE...





Mais mensagens? http://liriodedeus.amorkut.com




Mais mensagens? http://liriodedeus.amorkut.com

Seguidores